Teoria
A Teoria das Relações Humanas ou Escola Humanística da Administração surgiu nos Estados Unidos, como consequência das conclusões da Experiência de Hawthorne (Chicago), desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores. Médico e Sociólogo Australiano, Mayo fez teste na linha de produção, na busca por variáveis que influenciassem, positiva ou negativamente. Foi um momento de reação e oposição à Teoria Clássica.
Originou-se quando Mayo percebeu a necessidade de humanizar e democratizar a Administração e o desenvolvimento das ciências humanas. Junto às ideias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia dinâmica de Kurt Lewin.
O Primeiro teste de Hawthorne foi denominado fator psicológico, os operários se julgavam na obrigação de produzir mais quando a intensidade da iluminação aumentava e, o contrario, quando diminuía. Por conta desse fator mudou-se o foco da pesquisa, observando o comportamento dos trabalhadores a cada pequena mudança.
As Experiências de Hawthorne geraram as seguintes conclusões: * Quanto maior sua integração social no grupo, maior será sua vontade de produzir; * O comportamento do individuo se apoia totalmente no grupo; * Os trabalhadores estão condicionados as normas e padrões sociais; * Concentrava nos aspectos informais da organização, como crenças, atitude, expectativa, motivação; * Relações Humanas são ações e atitudes desenvolvidas pelo contato entre pessoas e grupos; * A importancia do conteúdo dos cargos: trabalhos simples e repetitivos tornam-se monótonos e cansativos, reduzindo a eficiência. O trabalhador tem autonomia; * E a ênfase nos aspectos emocionais e não racionais do comportamento das pessoas.
Suas principais características são o ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo comportamento é simples e mecânico. O homem é ao mesmo tempo é guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológicas. Todos os homens possuem necessidades de segurança, afeto,