Teoria
INTRODUÇÃO
Florence Nightingale (Florença, 12 de maio de1820 – Londres, 13 de agosto de 1910). Florence Nightingale é considerada a primeira teórica da enfermagem, percebendo que o saber expresso pelos princípios científicos era também dependente e não possuía natureza específica, incumbiu-se de construir um corpo de conhecimentos próprio para a enfermagem na tentativa de conferir-lhe o status de ciência. (MEYER, 1996).
As teorias de enfermagem são proposições elaboradas para melhoria na assistência de enfermagem, expandindo os limites entre cuidado e cuidador, com enfoque nas necessidades básicas do ser humano, com o propósito de descrição, explicação e prescrição do cuidado de enfermagem. (ROLIN, 2005).
As teorias devem direcionar as ações do enfermeiro quanto aos cuidados prestados ao cliente, sendo feito sob um alicerce científico e não de forma empírica. Possuem elementos fundamentais que norteiam o cuidado, a qual denominou de metaparadigmas da enfermagem: a enfermagem, a pessoa, o ambiente e a saúde. (GONÇALVES, 2008).
Dessa forma percebeu-se a necessidade de desenvolver um corpo específico e organizado de conhecimentos sobre a enfermagem, difundindo-se a preocupação com o significado da enfermagem e o seu papel social. (TANUURE, 2008).
Apesar da teoria de Ambientalista de Florence não ser seguida corretamente como ela propôs, ela é um marco histórico e pode ser seguida como deve servi de guia para o trabalho de enfermagem no ambiente hospitalar. Pois ela mostrou em valores e números que o paciente vive melhor em ambientes saudáveis, e é super importante então que haja um controle, de casos, quantidade e casos parecidos, para uma melhor organização e para aumentar os casos de pacientes recuperados. Do que adianta um local que se tem atendimento