SECRETARIA DE ASSISTENCIA SOCIAL E HABITA O
As ações de proteção social básicas desenvolvidas no CRAS e em sua área de abrangência , compreendem:
Cadastro único: registro de informações que servem como referencia para a participação em programas sociais de concessão de benefícios, tais como bolsa família, Projovem, tarifa social e energia elétrica.
Atendimento social: Acolhida entrevistas, visitas domiciliares, concessão de benefícios eventuais, acompanhamentos das famílias com busca ativadas das famílias prioritárias nos serviços e articulações encaminhar para rede Sócioassistencial.
Ações Sócioeducativas :
Para crianças e adolescentes, jovens, adultos, famílias e pessoas idosas, acontece por meio de participação em grupos de família e ou indivíduos nas atividades educativas de convivências e de incentivo ao protagonismo. Serviços como ASEMA Apoio Sócio Educativo em Meio Aberto, Projovem Adolescente , Grupo de convivência idosa, projeto Girassol, PIM e o grupo de Apoio aos Cuidadores .
Qualificação profissional:
Ações de capacitação para desenvolvimento pessoal e ampliação das oportunidades de geração de trabalho e de renda, contribuindo para o alcance do desenvolvimento sustentável de família e de individuo.São cursos oferecidos no CRAS disponibilizados por parceria conveniadas(Senar, Emater,e Ascar).
1.2 PLANO MUNICIPADE ASSISTENCIA SOCIAL
O plano de assistência social , de que trata o artigo 30 da LOAS é um instrumento de planejamento estratégico que organiza, regula e