projeto Lixo
Este projeto tem como temática o lixo e considerações a respeito de determinados impactos ambientais perceptíveis que os resíduos sólidos potencializam em fragmentos do ambiente urbano. Abordaremos os impactos ambientais negativos ocasionados pelas formas de uso, costumes e hábitos culturais perceptíveis em cidades do Brasil, que o lixo causa impactos negativos em determinados ambientes urbanos como margens de ruas e leito de rios, pela existência de hábitos de disposição final inadequada de resíduos.
Este tema é bastante polêmico, pois envolve a responsabilidade sócio-Ambiental, e é imprescindível para a sensibilização da comunidade Quatromarquense quanto á necessidade da Coleta Seletiva do Lixo. O lixo é um problema relativamente recente, já que há algum tempo, era constituído basicamente por materiais orgânicos facilmente decompostos pela natureza. Mas com a mudança nos hábitos, o aumento de produtos industrializados e o advento de embalagens descartáveis, o lixo tomou outra dimensão e sua “composição” também mudou.
Hoje, em vez de restos de alimentos, as lixeiras transbordam de embalagens plásticas que demoram mais de l00 anos para se decompor, enquanto papéis variam de três a seis meses, e vidro mais de 4.000 anos. O que se observa é a má acomodação do lixo recolhido o qual é lançado no lixão municipal, em local aberto às margens de uma rodovia de grande movimentação e próximo de algumas residências. Alguns moradores quatromarquenses denomina-o de “cartão postal”, pois além de tornar o ambiente feio, ocorre consequentemente proliferação de algumas espécies de roedores, assim como a contaminação do meio ambiente e das pessoas que tem acesso ao local. E como a cidade já possui projeto para a implantação de um aterro sanitário e já está se preparando para o trabalho de educação em saúde e mobilização social junto a população, e nossa atuação de estágio é na área da Assistência Social, vimos como necessário darmos nossa contribuição nesta