projeto lixo
"É indispensável mudar o mundo. Substituir o consumismo e o desperdício por uma vida de trabalho criador e de amor pela vida.
A meta é um bem-estar que não se define por um consumo cada vez maior, mas pela conquista de uma vida livre do medo, da escravidão do salário, da violência, do mau cheiro, do barulho infernal da sociedade em que vivemos. Não se trata de embelezar a feiura e esconder a miséria, de plantar flores em empresas e prisões temos que substituir esta sociedade, e não desodoriza-la.
A poluição é física e mental. A luta por um meio ambiente que assegure uma vida mais feliz pode fortalecer nos indivíduos as raízes do seu desejo de libertação. Se os seres humanos já não sabem distinguir entre o belo e o feio, a tranquilidade e o barulho é porque já não conhecem a qualidade essencial da liberdade, da felicidade.
A verdadeira ecologia é um combate a favor da vida."
Herberte Marcuse
Introdução
O ser humano não é mais importante que outros seres vivos. Nós dependemos dos recursos do planeta para sobreviver. Já a terra, no entanto, não precisa de nós.
Se a espécie humana for extinta como consequência de nossa própria incapacidade de controlar a exploração do ambiente, o planeta continuará existindo, e muitos outros seres vivos também.
É preciso que o homem perceba que os recursos naturais são limitados e também não é inesgotável a capacidade que o nosso planeta tem de receber resíduos.
Justificativa
Visando colocar em prática todas as discussões a respeito do lixo produzido pelas sociedades atuais, as consequências geradas para o ambiente e os seres vivos, bem como, compreender a relação existente entre o consumismo que toma conta da humanidade e o esgotamento dos recursos naturais, estaremos desenvolvendo ao longo desta unidade, uma série de atividades que contemplem os nossos objetivos no que diz respeito à busca para uma qualidade de vida melhor e uma preocupação com as gerações futuras.