projeto bolsa familia
Centro de Pesquisa e Planejamento de Ações Estratégica do Programa Bolsa Família de Delmiro Gouveia
2) Justificativa da proposta: o problema a ser atacado e a situação da rede de atendimento
As famílias são afetadas com a falta de emprego e moradia, muitos moram de aluguel e sobrevivem do Programa Bolsa Família.
De acordo com as últimas estatísticas 49,86% da população do Município de Delmiro Gouveia vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza:
ANO
Extremamente Pobres
Pobres
2010
16,76
33,10
2000
27,23
53,15
1991
37,47
68,86
Devido a exposição de crianças e adolescentes em áreas territoriais de risco e vulnerabilidade social, de um contingente de 320 casos de violações, 57 deles acontecem no Distrito de Barragem, seguido do Bairro Eldorado (na sede) com 45 casos, Bairro Novo (na sede) 23 casos, entre outros. Sendo causa das violações, destaca-se como agravante a omissão de cuidados com a proteção e segurança, que corresponde a 48,15%.
Sendo assim devido à ausência e a fragilidade da rede em atender a demanda de 25498 habitantes em situação de pobreza e extrema pobreza da rede, 11695 destes sobrevivem do benefício do Programa Bolsa Família.
Diante dessa realidade, a propostas do Centro de Pesquisa e Planejamento de Ações Estratégica do Programa Bolsa Família de Delmiro Gouveia, visa identificar e direcionar ações estratégicas de políticas sociais para contingente de famílias que não estão incluídas nos serviços de transferência de renda, objetivando a diminuição dos índices da população pobre e extremante pobre.
3) Objetivos e público-alvo da proposta
Identificar as famílias que superam a situação de pobreza ou extrema pobreza no território que habita;
Inserção de contingente de novas famílias no quadro de beneficiários do Programa Bolsa Família;
Construir o Plano Municipal de Ações Estratégicas de Promoção de Políticas Sociais, direcionadas ao público alvo (famílias em situação de pobreza e extrema pobreza)