Projeto bolsa família
PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: PROMOÇÃO DE CIDADANIA?
ICÓ-CE
JUNHO DE 20012
APRESENTAÇÃO
O presente trabalho buscou-se discutir como funciona o processo de busca da autonomia das famílias inseridas no Programa Bolsa Família, a fim de se desvincularem do mesmo. Verificou-se em que medida, na realidade, esse objetivo vem sendo posto em prática, se as ações desenvolvidas neste propósito são apenas paliativas ou se contribuem para a inclusão social, já que um dos objetivos deste programa é “estimular a emancipação sustentada das famílias que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza” (Art.4º, inciso III, Lei nº 10.836). No capítulo 1, abordaremos sobre a Política da Assistência Social, como direito de cidadania, e suas influencias devido ao contexto neoliberal, com base na literatura estudada. E sua importância para o Serviço Social. No capítulo 2, no primeiro momento relatamos sobre os programas de transferência de renda, como renda mínima, especificamente o Programa Bolsa Família. Em um segundo momento, de forma menos detalhada, o tema da inclusão produtiva- programas de geração de trabalho e renda. Analisaremos tais dados e afirmações expostas neste trabalho através do referencial teórico adquirido por um estudo detalhado do tema tratado e suas peculiaridades, apresentando objetivos para o mesmo. O trabalho trará também a metodologia usada para coleta de dados usados e o modo como foi realizada.
Para a elaboração deste trabalho tivemos como base os documentos e leis que regulamentam o programa, com uma grande contribuição do MINISTERIO DO Desenvolvimento Social E Combate á Fome – MDS, como também a Política Nacional da Assistência Social e outras importantes.
JUSTIFICATIVA O presente trabalho originou-se de um estágio supervisionado realizado no Centro de Referencia da Assistência Social-CRAS, proporcionado pela Instituição de Ensino Faculdade Vale do Salgado e que tem estudo de natureza qualitativa. O mesmo tem como