trabalho de int a civil
1.1 Alerta aos iniciantes
A chegada na universidade representa um fato marcante na vida da pessoa, é também uma oportunidade que poucas pessoas conseguem ter, principalmente numa sociedade desigual ,que não oferece tal chance a todos. O estudante tem que aproveitar da melhor forma possível a infraestrutura da instituição, mas a qualidade de um curso não depende apenas dos professores, de laboratórios bem equipados, de boas bibliotecas e de salas de aula confortáveis. Depende muito da qualidade e da motivação do estudante que nele ingressa.
1.2 Uma nova fase
Muita coisa muda ao passarmos do ensino médio para a universidade. O estudante agora deve buscar ser um agente ativo do processo educacional, tendo mais liberdade, autonomia e responsabilidade. Nesta nova fase a maioria dos professores passam a ser mais um orientador do que um fiscalizador. Na universidade cada um deve assumir definitivamente uma conduta responsável, conciliando a sua vida social com os estudos, o que nem sempre é fácil de conseguir.
1.3 Por que estudar?
A metade de tudo o que se aprende num curso de graduação será considerado conhecimento obsoleto em menos de uma década. Por isso, se está preocupado com o seu futuro profissional, deve cuidar continuamente do seu processo de formação, e não apenas durante o curso de graduação. Quem pretende ser um individuo ativo na sua maturidade profissional, deve aprender a estudar com eficiência.
1.4 Considerações sobre um método de estudo
O universitário deve deixar a condição de aluno e passar a ser estudante. Entendendo aluno como aquele que é ensinado, e estudante aquele que aprende e estuda porque quer, com motivação, com dedicação. A vida universitária impõe esta mudança de conduta. O primeiro objetivo é desmentir a ideia de que possa existir uma maneira de estudar pouco e aprender muito, outro ponto importante é a impossibilidade de conciliar estudo com a falta absoluta de