Trabalho Lampadas
O nosso grupo fez um trabalho falando sobre as luzes que são utilizadas para a iluminação das quadras, arenas e clubes de esportes em Curitiba, complementando o trabalho já feito no bimestre passado, onde falamos sobre diversos esportes e a estrutura deles, mas agora vamos falar um pouco mais das lâmpadas e da forma mais econômica para utilizá-las no esporte. Nós escolhemos o tema esporte, porque é umas das coisas que está presente no dia a dia, nas ruas, nos parques e também nas academias.
HISTORIA DAS LAMPADAS
Em 1879, Thomas Edson construiu a primeira lâmpada, deixando a iluminação por velas e lampiões no passado, ele usou uma fina haste de carvão e a aqueceu até perto do seu ponto de fusão, fazendo assim com que emitisse luz. Mas as lâmpadas não duravam muito tempo, apenas algumas horas, então a lâmpada de filamento de bambu carbonizado foi a que obteve melhor rendimento, seguido pela lâmpada que é conhecida até hoje com filamento de tungstênio.
PESQUISA DAS LAMPADAS
Incandescente
Possui cor amarelada, e é conhecida por gerar muito calor (95% da energia consumida). Era muito usada em residências, mas ultimamente vem sendo substituída pela lâmpada fluorescente. Não é muito eficiente, pois apenas 5% de sua energia consumida se transforma em luz, sendo o resto, como já citado, se transformando em calor e queimando gás carbônico. Tem uma via útil relativamente curta, durando cerca de 1000 horas acesa, sendo pelo menos 5 vezes menor que a da lâmpada fluorescente. Fluorescente
Ela existe em dois tipos, a compacta e a tubular. Uma das características dessa lâmpada, tanto da compacta quanto da tubular é a variedade de cores que é possível encontrar. Ela também não emite calor, o que é muito melhor em ambientes pequenos, e gera uma intensidade quase igual a da lâmpada incandescente, mas com mais economia de energia, tem vida útil de 5000 a 10000 horas, segundo o Inmetro.
Halógenas
Também podem ser consideradas lâmpadas incandescentes, mas por