Atividade 3 controle Discreto
Atividade 03
Projeto de Controlador por Método Direto
Instruções:
a) O relatório deve ser realizado em grupos com, no máximo, três alunos.
b) Utilizar o formato disponível no Eureka. Usar o bom senso, ter clareza e organização.
c) Ao analisar o resultado de uma simulação, utilizar linguagem técnica. Se a análise for baseada em um gráfico, não basta somente apresentá-lo. A interpretação deste é de responsabilidade do grupo.
d) O código do programa em MATLAB e/ou diagrama do SIMULINK devem ser apresentados em anexo.
e) A entrega do documento é na forma impressa, podendo ser deixado na pasta do professor na secretaria do curso. Não serão considerados relatórios enviados pelo Eureka ou por e-mail.
f) A data de entrega limite para o relatório da atividade está definida no Compromisso Pedagógico disponível no Eureka. Os relatórios entregues após o prazo serão descontados em 1,0 ponto por dia de atraso.
g) Relatórios copiados parcial ou totalmente receberão nota zero.
Objetivo
O objetivo desta atividade é projetar um controlador Deadbeat convencional e um controlador de
Dahlin para um processo cujo modelo é dado por uma função de primeira ordem com tempo morto. Projeto de Controladores Digitais por Métodos Diretos
Os algoritmos de controle projetados pelo método direto possuem como característica básica a imposição da resposta do sistema, cujo controlador é conseqüência de um cálculo algébrico deduzido a partir do conhecimento da função de transferência.
Neste contexto, especifica-se a resposta real que se deseja e o controlador passa a ser a incógnita a se determinar, a partir do conhecimento de todas as demais funções que constituem o diagrama de blocos do sistema de malha fechada.
Com o objetivo de detalhar a metodologia de projeto de controladores pelo método direto, serão analisados dois algoritmos:
Algoritmo Deadbeat;
Algoritmo de Dahlin.
Algoritmo Deadbeat
Na análise deste algoritmo será utilizado o diagrama de blocos dado na Figura 1:
R(z)