Trabalho sobre Lâmpadas
Com os avanços tecnológicos e o desenvolvimento industrial, houve a necessidade de se obter sistemas de iluminação elétrica que oferecessem cada vez mais durabilidade e eficiência luminosa. Em resposta a essa demanda as lâmpadas foram aperfeiçoadas e vários outros tipos de dispositivos elétricos de iluminação também foram criados. Além disso, a estética e arquitetura das edificações também são fatores que passaram a ser levados em consideração no desenvolvimento das lâmpadas encontradas no mercado.
Segundo a 8º edição do livro “Instalações Elétricas Industriais” de João Mamede
Filho: “A iluminação é responsável atualmente por cerca de 17% de toda a energia elétrica consumida no Brasil. No setor industrial a participação do consumo da iluminação é de aproximadamente 2%, o que representa a produção de energia elétrica de Sobradinho no rio São Francisco, no Nordeste do Brasil.”
Nesse trabalho procura-se abordar as características associadas aos principais modelos de lâmpadas utilizadas nos projetos de iluminação. Nesse âmbito, pretendese destacar as peculiaridades de cada uma delas, além de catalogar diferentes tipos de fabricantes e seus respectivos elementos estudados.
2. CONCEITOS BÁSICOS
Para melhor entendimento acerca de lâmpadas e iluminação de ambientes é conveniente uma abordagem prévia dos principais parâmetros e conceitos acerca do assunto.
2.1. Luz