Luminotecnica
O que é uma lâmpada e um pouco de sua história.
A lâmpada é um dispositivo elétrico que transforma energia elétrica em energia luminosa e/ou energia térmica.
Foi o inventor Thomas Edison que em 1879 construiu a primeira lâmpada incandescente utilizando uma haste de carvão (carbono) muito fina que, aquecida até próximo ao ponto de fusão, passa a emitir luz. A haste era inserida numa ampola de vidro onde continha vácuo. Como o filamento de carvão tinha pouca durabilidade, Edison começou a fazer experiências com ligas metálicas, pois a durabilidade das lâmpadas de carvão não passava de algumas horas de uso.
A lâmpada de filamento de bambu carbonizado foi a que teve melhor rendimento e durabilidade, sendo em seguida substituída pela de celulose, e finalmente a conhecida até hoje com filamento de tungsténio cuja temperatura de trabalho chega a 3000°C.
Em 1891 Gerard Philips iniciou a produção de lâmpadas de filamento de carvão em Eindhoven, Holanda, começando uma tentativa para o que eventualmente se tornou a maior companhia de iluminação do mundo, a Philips. Na virada do século já era um dos maiores produtores da Europa.
Quais as partes que compõem uma lâmpada?
Lâmpada Incandescente:
Lâmpada Incancescente
Lâmpada Fluorescente Compacta:
Lâmpada Fluorescente Compacta
As lâmpadas podem ocasionar o desbotamento de tecidos?
Sim, o desbotamento das cores ocorre geralmente nos tecidos fabricados com fibra natural, devido ao fato deles serem sensíveis à luz, ao calor e à umidade.
O tempo para este desbotamento dependerá da quantidade e intensidade da luz/calor/umidade direcionados para o tecido, do tempo de exposição e da distância do tecido até a fonte de energia.
Numa residência, por exemplo, os tecidos que ficam no guarda roupa também se desbotam depois de algum tempo,