Trabalho MASSA LAMPADAS 3
696 palavras
3 páginas
Este tipo de tecnologia também é chamado de lâmpada a vapor de mercúrio com iodetos metálicos justamente por ser uma evolução da lâmpada a vapor de mercúrio sob alta pressão. Foi patenteada no início do século XX por Charles Steinmetz e funciona de forma muito semelhante à vapor de sódio, usando reator e ignitor para alcançar o pulso de partida de até 4.500 volts, mas com a possibilidade de variar a cor da luz de acordo com os tipos de metais nobres vaporizados. Ela também possui revestimento de cerâmica nas extremidades do tubo de descarga, que reflete o calor produzido para os eletrodos com o objetivo de evitar a condensação dos iodetos dentro do tubo. Ainda existem modelos que possuem eletrodo auxiliar, como nas lâmpadas a vapor de mercúrio, e com ignitor interno do tipo starter, como o encontrado nas antigas fluorescentes. Assim como as a vapor de sódio, as lâmpadas a vapor metálico podem ser encontradas em vários formatos e costumam ser aplicadas em locais que necessitam de grande fluxo luminoso, com boa reprodução de cores – possui IRC acima de 90 – e eficiência energética (rendimento de 100 lúmens por watt), como shoppings, indústrias e lojas. Tem vida útil média de 12 mil horas e temperatura de cor entre 3.000 K e 5.200 K.
Mecanismo de funcionamento de lâmpada a vapor metálico com tubo cerâmico As lâmpadas a vapor metálico conquistaram mercado após sua aplicação nas Olimpíadas de Munique, na Alemanha, em 1972, quando o mundo todo estava com a atenção voltada para o evento e pôde conhecer a nova tecnologia.
Mecanismo de funcionamento de lâmpada a vapor de metálico Assim como as a vapor de sódio, as lâmpadas a vapor metálico podem ser encontradas em vários formatos e costumam ser aplicadas em locais que demandam grande fluxo luminoso, com boa reprodução de cores – possui IRC acima de 90 – e eficiência energética (rendimento de 100 lúmens por watt), como shoppings, indústrias e lojas. Tem vida útil média de 12 mil horas e temperatura de cor entre