Equivalente Electrico do Calor
Equivalente Eléctrico do Calor
Licenciatura em Engenharia Informática
Docente:
José Fernando Morais Lopes Mariano
Elaborado por:
Grupo 6
Bruno Moisés nº50076
Rui Simão nº48204
Ruben Carmo nº 48162
Data de Realização:
20-10-2014
Índice
Tópicos:
Paginas:
Fundamento teórico
3-5
Materiais
6
Cálculos e Resultados
7-10
Conclusão
11
Bibliografia
12
Fundamento Teórico
Até meados do século XIX as leis de conservação da energia pareciam confinadas à área da mecânica. Só nessa altura foi demonstrado que existiam outras formas de energia, nomeadamente a térmica, e que estas se podiam converter umas nas outras. É, pois, após se ter introduzido a ideia de energia térmica que o conceito de calor toma o significado que actualmente lhe é conferido que é, como se sabe, o de transferência de energia térmica devido ao contacto entre dois sistemas a temperaturas diferentes.
Com este trabalho de laboratório pretende-se colocar em evidência a relação entre a energia térmica e a energia eléctrica. O objectivo é medir a energia eléctrica fornecida ao sistema (em joule) e, admitindo que esta é totalmente transformada em calor, medir o aumento da energia térmica (em caloria), estabelecendo, desta forma, a constante de proporcionalidade entre estas duas unidades.
O sistema é um boião cheio de água que é tingida com tinta da Índia de modo a que não haja perdas de energia sob a forma de energia luminosa. A energia eléctrica é fornecida através de uma lâmpada de incandescência que é mergulhada na água.
Como é do conhecimento geral, quando um determinado sistema recebe energia térmica podem ocorrer duas situações distintas: a temperatura do sistema aumenta ou o sistema muda de fase. Admitindo que apenas a primeira situação ocorre, a variação da energia térmica (ou calor - H) é proporcional ao produto da variação da temperatura (∆T) pela massa do corpo (m),