electrotecnia
Neste presente trabalho iremos estudar a corrente continua desde a sua aplicação, vantagens, desvantagens e as suas propriedades, onde iremos abordar sobre a intensidade eléctrica dentro de um condutor e como ela se comporta.
Veremos também a calorimetria desde a sua definição da capacidade térmica, calor específico e a sua variação da temperatura.
Na resistência eléctrica iremos estudar o seu comportamento num circuito eléctrico, onde iremos descrever o seu agrupamento em serie e em paralelo.
Corrente Continua
É o movimento ordenado das cargas livres que surgem sob acção exercida por um campo eléctrico, sempre com o mesmo sentido e em muitas situações o seu valor não vária.
Propriedades
Nos metais e nos semi-condutores, a corrente eléctrica e originada pelo movimento dos iões positivos e electrões livres (electrões de condução).
Nos metais e nos semi-condutores, a corrente eléctrica e originada pelo movimento dos electrões livres; nos líquidos, pelos movimentos dos iões, e nos gases pelo movimento dos iões positivos e electrões livres.
Aplicação
É aplicado em aparelhos electrónicos que consomem em tensões muito baixas que não apresentam frequência isto é, a sua frequência é “0Hz” devido a ausência da oscilação como por exemplo maquinas calculadoras telemóveis, etc.
E também em altas tensões para as linhas de transmissão em grandes distancias porque ela não possui nenhuma queda. Vantagens A sua corrente não oscila com facilidade no transporte da corrente eléctrica e a sua frequência é nula 0Hz. Os filtros da corrente contínua permitem o alisamento da forma de ondas.
Desvantagens
O uso da corrente continua necessita de substaçoes conversoras, na qual convertem a energia entre os sistemas e são de elevado custo no mercado.
O outro equipamento de conversão dos sistemas é o filtro, mas existe uma grande absorção de uma potência reactiva e necessitam de disjuntores específicos devido a