Fichamento - Francois-Furet-A-Oficina-Da-HistOria
Pg.
Citação
Reflexão
81
“fazer história é contar uma história... É restituir o caos de acontecimentos que constituem o tecido de uma existência, a trama de uma vida.”
Os acontecimentos do cotidiano tem um numero de múltiplas consequências nas quais muitas passam despercebidas, porem o historiador tem em sua caminhada a função de alinhavar esses acontecimentos e com isso formula uma narrativa, que busca ser a imagem mais aproximada da real.
82
“quando Voltaire compara o século de Péricles ou de Augusto ao de Luís XIV, a encarnação concreta dessas sucessivas grandezas indica bem que está a comparar períodos e não conceitos.”
Os períodos do tempo histórico se caracterizam pelos eventos desencadeados pelo homem em um período.
82
“Na vivência colectiva da humanidade aquilo que é mais fascinante para as testemunhas e mais disponível para a narração é a aventura dos grandes homens e dos Estados. Não nos devemos admirar de que a história se tenha desenvolvido, na Antiguidade grega e romana, e depois na Europa Moderna, como anais do poder e da guerra. O recorte narrativo compassou os infortúnios e as vitórias dos povos - os grandes momentos da história.”
Assim se apresenta a mudança na valoração e no pensamento, que com o passar dos anos reconhece a “plebe” o direito a memória .
82
“o acontecimento, tomado em si próprio, é ininteligível.”
A mente humana desde o inicio dos tempos questiona o meio e a si mesmo, buscando assim compreender e explicar tais relações. ‘Sendo assim buscamos para um fato suas causas e (ou) consequências, através da lógica presente no período.
83
“só o «fim» da história permite escolher e compreender os acontecimentos com que ela é tecida.”
Porem esse fim é delimitado por seu narrador, até que seja contada novamente por outro narrador.
83
Mas a história transnacional, geralmente designada como história das civilizações, também não foge a essa imposição