O novo acordo NELL DEAL
William Gregório da Silva
Introducao:
Pretendo aqui dar uma visão geral sobre os períodos entre o grande crescimento econômico dos Estados Unidos e o inicio da crise de 1929, onde o presidente Herbert Hoover com um governo e economia em certo momento com grande crescimento e euforia e depois entrando em declínio culminado com a grande depressão. Em tempos de crise eis que surge um salvador Franklin Delano Roosevelt, um democrata que inicia uma era de transformações nos Estados Unidos, que encaminha o país para ser uma liderança mundial, apesar de conflitos internos que tentavam minar sua política de governo.
Período de grande euforia do Capitalismo e a crise
Durante a primeira guerra mundial, a economia dos Estados Unidos estava se desenvolvendo de forma muito prospera, e como o antigo sistema de trocas de mercadorias tinha sido ultrapassado a criação de uma forma mais eficiente de trocas comerciais foi criada pra dinamizar a economia dos E.U.A. Wall Street foi o local onde surgiu essa pratica de investir em ações (pequena parte do capital social de uma empresa) e por conseqüência surgiu estruturas especializadas para compra e vendas de ações, mas à inovação foi vender ações ao público que podiam investir suas finanças. Os E.U.A. têm um crescimento econômico fenomenal, principalmente nos anos vinte e as empresas e instituições financeiras utilizavam essas ações como moeda corrente na economia, e boa parte do dinheiro nos E.U.A. estava aplicado na bolsa de ações.
Após a primeira guerra mundial o E.U.A. se tornou um dos principais exportadores de produtos de gêneros agrícolas e matéria-prima para a Europa, com a recuperação econômica dos países europeus, os produtos de exportação americanos cada vez mais foram estocando os produtos agrícolas, industriais e fabris e com isso uma diminuição da produção e que por sua vez uma onda de demissão começou ocorrer, as companhias