OPERA ES E PROCESSOS
ENGENHARIA DE OPERAÇÕES E PROCESSOS DA PRODUÇÃO
Autores:
Sumário
1. OBJETIVO 3
2. INTRODUÇÃO 3
3. GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES 3
4. PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) 10
4.1. Atividades relacionadas ao PCP 10
4.2. As quatro etapas do PCP 11
4.3. Fatores que levam perturbações ao PCP 12
4.4. Localização do PCP no organograma da empresa 12
5. CONCLUSÃO 13
6. BIBLIOGRAFIA 13
1. OBJETIVO
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma das subáreas da Engenharia de Produção: a Engenharia de Operações e Processos da Produção, a fim de compreender os processos e aplicá-los nas diversas situações empresariais.
2. INTRODUÇÃO
Segundo a ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção), a Engenharia de Operações e Processos da Produção correlaciona projetos, operações e melhorias dos sistemas que criam e entregam os produtos (bens ou serviços) primários da empresa. Esta é subdividida em seis áreas: Gestão de Sistemas de Produção e Operações; Planejamento, Programação e Controle da Produção; Gestão da Manutenção; Projeto de Fábrica e de Instalações Industriais: organização industrial, layout/arranjo físico; Processos Produtivos Discretos e Contínuos: procedimentos, métodos e sequências; e Engenharia de Métodos.
3. GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Gestão da Produção é a atividade de gerenciamento de recursos escassos e processos que produzem e entregam bens e serviços, visando a atender as necessidades e/ou desejos de qualidade, tempo e custo de seus clientes. Toda organização, vise ela ao lucro ou não, tem dentro de si uma função de produção, pois gera algum “pacote de valor” para seus clientes que inclui algum composto de produtos e serviços, mesmo que, dentro da organização, a função de produção não tenha este nome.
HISTÓRICO DA ÁREA
A produção artesanal, no final do séc. XIV, pode ser considerada a primeira forma de produção organizada, posto que os artesãos estabeleciam prazos de entrega, consequentemente