TRABALHO JURISPRUDENCIA DE VALORES
CURSO DE DIREITO
JURISPRUDÊNCIA DE VALORES
Bruno Leal – 15-01380
Danny Kelly – 15-01375
Isabela Teixeira – 15-01398
José Bismaque – 15-01407
Regiane Mendes – 15-01382
Rosa de Fátima – 15-01386
Ponte Nova
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO----------------------------------------------------------------------------------3
CONCEITO DE JURISPRUDÊNCIA-------------------------------------------------------4
JURISPRUDÊNCIA DE VALORES – REGRAS E PRINCÍPIOS ------------------5
A IGUALDADE SEGUNDO A JURISPRUDÊNCIA DE VALORES---------------6
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS-------------------------------------------------------7
INTRODUÇÃO
O objetivo desse trabalho é realizar uma pesquisa sobre o termo jurídico “Jurisprudência de Valores”. O intuito principal do trabalho é encontrar, conceito e definições do termo Jurisprudência de Valores e fazer uma breve abordagem ao longo do trabalho, utilizando fontes de pesquisas já existentes no universo didático, como por exemplo livros e sites que dominam esse conteúdo.
Como procedimento padrão serão citadas todas as referências bibliográficas que foram de extrema importância para o desenvolvimento dos estudos, fundamentando e designando conteúdo para o trabalho.
CONCEITO DE JURISPRUDÊNCIA
Jurisprudência é um termo jurídico, que significa o conjunto das decisões, aplicações e interpretações das leis. Também é descrita como a ciência do Direito e do estudo das leis. A jurisprudência é uma palavra que vêm do latim: iuris prudentia) considerado um termo jurídico que possui várias interpretações.
A jurisprudência pode ser conceituada tanto em termos gerais quanto pela ótica do caso particular. Sob a primeira perspectiva é definida como o conjunto das soluções dadas pelos tribunais as questões de Direito. Para a segunda, denomina-se Jurisprudência o movimento decisório constante e uniforme dos tribunais sobre determinado ponto do Direito. Para Marcel Nast,