Trabalho inflação
Sumário INTRODUÇÃO 2 HISTÓRICO DO QUADRO INFLACIONÁRIO NO BRASIL: 2 Taxas da inflação no Brasil: 4 TEORIAS PARA A ORIGEM DA INFLAÇÃO 5 Teoria Quantitativa 5 Teoria keynesiana 5 Inflação de Custos 6 DEFINIÇÃO: 6 CAUSAS DA INFLAÇÃO: 7 PRINCIPAIS CONSEQUECIAS DA INFLAÇÃO ALTA: 7 INDÍCES QUE CALCULAM A INFLAÇÃO: 8 IGP / FGV – Índice Geral de Preços 8 IPC-DI FGV – Índice de Preços ao Consumidor – Disponibilizarão Interna 9 INPC IBGE - Índice Nacional de Preços ao Consumidor 9 IPCA IBGE - Índice de Preços ao Consumidor Ampliado 9 ICV Dieese - Índice de Custo de Vida 10 IPC FIPE - Índice de Custo de Vida 10 DEFLAÇÃO 11 EFEITOS DA DEFLAÇAO 12 DEFLAÇAO DO PONTO DE VISTA KEYNESIANO: 12 RECESSÃO 13 Tipos de Recessão: 14 ÚLTIMA VEZ QUE O BRASIL ENTROU EM RECESSÃO: 14 CONCLUSÃO 15 REFERENCIAS: 16
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como temas principais a inflação, deflação e recessão.
De inflação veremos o real significado deste termo que é tão utilizado e supostamente conhecido. Tecnicamente podemos definir Inflação como sendo “Uma taxa de variação relativa dos preços”. Dentro deste contexto surge o termo indexação de uma determinada economia como forma de eliminar o efeito inflacionário do contexto econômico. Também veremos teorias para sua origem, causas, consequências quando ela está alta, índices que calculam a inflação e um breve resumo sobre o quadro inflacionário do Brasil até agora.
Sobre deflação apresentaremos uma breve definição, os efeitos causados por uma deflação e veremos outra definição sobre deflação, uma do ponto de vista keynesiano.
E sobre recessão uma definição clara e compreensível, e também falaremos quais sãos os tipos existente e de quando foi a ultima vez que o Brasil esteve em uma recessão.
HISTÓRICO DO QUADRO INFLACIONÁRIO NO BRASIL:
A economia do nosso país, ao adentrar os ditames do capitalismo industrial e financeiro, passou a conviver com as