Trabalho sobre inflação
TEXTO INFLAÇÃO
Professor(a) Clayton Izidoro / Priscila Rangel
Belo Horizonte
2014.1
INTRODUÇÃO
A taxa de inflação é o aumento no nível de preços. Ou seja, é a média do crescimento dos preços de um conjunto de bens e serviços em um determinado período.
Neste trabalho será abordado os três tipos de inflação mais comuns, de demanda, de custo e de inércia.
INFLAÇÃO DE DEMANDA
A inflação de demanda é acarretada basicamente por certa defasagem entre a quantidade ofertada e a quantidade demandada, sendo esta última bem maior do que a primeira, causando dessa forma uma pressão nos preços em função de certo patamar de demanda reprimida.
Dentro deste contexto a inflação da moeda estreitamente relacionada com a inflação de demanda, pois quando o governo pratica a emissão de moeda (aumentando a base monetária) cria na população, em curto prazo, a idéia do aumento do poder aquisitivo. Esse aumento, entretanto é bastante ilusório, pois a própria moeda quando chega à economia, já está com valor menor do que aquele que esta deveria representar.
No entanto essa "riqueza" inesperada poderá efetivamente pressionar determinados segmentos de mercado que apresentam baixa elasticidade (baixa capacidade de absorver variações na demanda sem repassá-las para os preços dos produtos).
Um outro efeito também negativo associado a essa questão de elasticidade, se refere ao fato do empresário não ter capacidade de repassar para o produto um certo aumento de custo (impostos por exemplo) pois o seu segmento de mercado se apresenta extremamente inelástico. Neste caso a tendência no sentido de uma falência, infelizmente, é bastante forte.
INFLAÇÃO DE CUSTOS
A inflação de custos se caracteriza basicamente por uma majoração exógena de determinados componentes do produto, tais como matéria prima, salários, impostos, combustível, etc. Nestes casos o comportamento da