Trabalho sobre a inflação
A finalidade deste trabalho é analisar e expor de forma simples e objetiva, a trajetória da inflação durante o mandato da presidente Dilma Roussef, desde o cenário deixado por seu antecessor, passando por metas fixadas e planos de política monetária, o desempenho e resultados parciais até agora obtidos das medidas adotadas como prevenção e as corretivas, para manter o nível geral de preços dentro do estipulado, e por fim, uma perspectiva de como serão os próximos movimentos e as considerações que os autores deste projeto acham pertinentes quanto à levada do controle inflacionário e políticas públicas.
Introdução
A inflação é considerada uma alta generalizada nos preços de forma constante. No governo da presidente Dilma Roussef, desde 2011, tem sido um tema de grandes debates, pois, desde que ela assumiu o poder, herdou as políticas econômicas do partido de seu antecessor.
De três anos para cá, a inflação se manteve em alta e não esteve dentro da meta estipulada pelo Bacen. Isso ocasionou sérios problemas no cenário brasileiro, como cortes no crédito, aumento nos impostos de 57% para 65%, alta nos preços, sem estímulos à indústria nacional e ao consumo interno, crescimento no PIB de apenas 0,9% em 2012.
Nosso trabalho expõe o conceito de inflação, suas causas e vertentes, como foi a continuação da economia no governo petista assumida pela Dilma, o desempenho de seu governo e as expectativas para o final do mandato.
INFLAÇÃO
1.1. Conceito
Inflação é um evento macroeconômico que tem como característica a elevação generalizada no nível dos preços dos bens e serviços de uma economia. De natureza monetária, a elevação geral tem como base de apoio o excesso de oferta de moeda em circulação. Alguns teóricos consideram como processo inflacionário apenas alto substancial e não apenas qualquer elevação, por mínima que seja nos preços.
Outro aspecto para se