Trabalho sobre inflação
Universidade Estácio de Sá
Introdução
Neste trabalho falaremos sobre um dos períodos mais marcantes para a história do Brasil, explicando o que é a inflação e os seus tipos, como ela funciona e como aconteceu o seu aparecimento no quadro econômico brasileiro. Analisaremos os planos que foram desenvolvidos ao longo da história, dando atenção especialmente as medidas, as criações, os reajustes e os estímulos utilizados para tentar reverter um cenário político negativo. Falaremos também com mais detalhes sobre o Plano Real, ao mesmo tempo em que fazemos comparações para entender o que foi positivo e o que não foi tão positivo assim para a política e a economia brasileira.
Inflação
Em economia, inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Porém, é popularmente usada para se referir ao aumento geral dos preços. Inflação é o oposto de deflação. Inflação zero, ou muito baixa, é uma situação chamada de estabilidade de preços.
A palavra inflação é utilizada para significar um aumento no suprimento de dinheiro e a expansão monetária, o que é às vezes visto como a causa do aumento de preços; alguns economistas (como os da Escola austríaca) preferem este significado, em vez de definir inflação pelo aumento de preços. Assim, por exemplo, alguns estudiosos da década de 1920 nos EUA referem-se à inflação, ainda que os preços não estivessem aumentando naquele período. Mas de um modo geral, a palavra inflação é usada como aumento de preços, a menos que um significado alternativo seja expressamente especificado. Outra distinção também se faz quando se analisam os efeitos internos e externos da inflação: externamente, a inflação se traduz mais por uma desvalorização da moeda local frente a outras, e internamente ela se exprime mais no aumento do volume de dinheiro e aumento dos preços.
Um exemplo clássico de inflação foi o aumento de preços no Império Romano, causado pela desvalorização dos