TRABALHO DE INFLAÇAO
O significado de inflação é a desvalorização do dinheiro, ou seja, um aumento do nível geral de preços. Literalmente inflação significa encher de ar ou ficar maior. Quando a quantidade de dinheiro num país – a quantidade de dinheiro na sociedade – cresce mais rapidamente do que a produção desse país, então há um aumento do preço médio devido ao aumento da procura de bens e serviços. Além disso, a inflação pode ser causada por se calcularem custos mais elevados ao utilizador final. Neste sentido podemos incluir os aumentos de custos de matéria-prima ou custos de produção, mas também os causados por aumento das cargas fiscais. O valor do dinheiro diminui devido a estes aumentos de preços. Compra-se menos com a mesma quantidade de dinheiro. Este fenômeno não influencia necessariamente o poder de compra. O poder de compra só desce quando os salários sobem menos do que os preços.
Consequências de uma inflação limitada
A maioria dos países propõe-se como objetivo uma inflação anual à volta dos 2 a 3 por cento. Um teor baixo de inflação é benéfico para a economia. Uma inflação baixa estimula o consumidor a adquirir bens e serviços. Um adiamento significa sobretudo que se tem de pagar mais pelo mesmo produto. Além disso, uma inflação baixa torna mais interessante contrair um empréstimo porque os juros também são baixos nos períodos de uma inflação baixa. Manter a inflação baixa é um objetivo importante de governos e bancos centrais devido aos efeitos benéficos para a economia.
Consequências de uma inflação alta
Tal como acima se afirmou uma inflação limitada é benéfica para a economia. Uma inflação alta é, portanto menos benéfica. No caso de uma inflação alta pode acontecer que a população perde a confiança na sua unidade monetária e economia e esse país tornar-se assim menos interessante para investidores estrangeiros. Uma alta da inflação faz-se geralmente acompanhar de decrescimento econômico. Quando a inflação sobe muito, o banco central do país