Inflação - trabalho de matemática
Inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai.
EFEITOS DA INFLAÇÃO NA ECONOMIA
Existem vários fatores que influenciam na economia do um país, segue abaixo alguns fatores que de uma forma mais abrangente reflete na economia de um país:
Um dos efeitos claros da inflação refletindo na economia, é que se torna mais difícil renegociar alguns preços, contratos e salários, para valores mais baixos, então com o aumento geral de preços é mais fácil para que os preços relativos se ajustem. A inflação pode também provocar efeitos sobre a estrutura de produção da economia. Redistribuindo rendas e causando uma desproporção em relação ao volume de demanda para os vários setores da economia. Outro efeito negativo pode ser a hiperinflação. Geralmente quando a inflação é resultado de políticas governamentais para aumentar a disponibilidade de moeda, a contribuição do governo para um ambiente inflacionário é vista como uma taxa sobre a moeda em circulação. Uma forma de controlar os preços é a taxa de juros, quanto maior é a taxa de juros, menos dinheiro circula no mercado, o que diminui a capacidade de compra da população. Consequentemente, a inflação não sobe.
CAUSAS DA INFLAÇÃO
Normalmente a inflação é causada pelo aumento de um único item básico de consumo que acarreta um aumento generalizado no preço dos produtos, por exemplo, os combustíveis. O consumo excessivo de um produto também gera inflação, pois ele fica escasso no mercado e o restante fica mais caro.
Segundo Jim Stanford as causas para inflação são:
• Excesso de gasto. Ocorre quando consumidores e empresários aumentam gastos rapidamente, provavelmente com base em crédito, sem que haja quantidade suficiente de bens e serviços disponível. Os compradores passam a competir pela oferta, que é escassa.
• Aumento de salários mais rápido