Trabalho Individual
INCLUSÃO SOCIAL PARA OS EDUCANDOS DA EJA NO ENSINO
PROFISSIONAL
Jacques de Lima Ferreira1
Joscely Maria Bassetto Galera, Dr2
Margarete Virgínia Gonçalves Silva3
RESUMO: Este artigo pretende evidenciar a importância da tecnologia, em especial o uso do computador, o qual poderá ser utilizado como ferramenta de auxílio na educação de jovens e adultos principalmente no ensino profissionalizante, tornando-se assim, um instrumento de inclusão social. O mesmo pretende refletir sobre o histórico da educação de jovens e adultos no
Brasil, a exclusão social e educacional destes jovens e adultos e o uso das tecnologias na educação. PALAVRAS-CHAVE: Tecnologia educacional; educação profissionalizante de jovens e adultos; inclusão social.
1. INTRODUÇÃO
As mudanças ocorridas no último século, principalmente em relação às inovações tecnológicas, caracterizaram, em particular, os meios de comunicação como um meio de transmissão de informações para todo o mundo em velocidade surpreendente. Estes avanços da tecnologia propiciaram a criação de equipamentos e instrumentos extremamente sensíveis que auxiliarão pesquisas e novas descobertas.
1
Professor da rede estadual de ensino; pós-graduando do Programa de Formação de Professores-UTFPR
(drjacqueslima@hotmail.com)
2
Professora titular da UTFPR da graduação e do Programa de Mestrado em Ensino de Ciência e
Tecnologia (joscely@utfpr.edu.br)
3
Professora da rede estadual de ensino; pós-graduanda do Programa de Formação de ProfessoresUTFPR (margaretevg@gmail.com)
De todas as inovações da tecnologia, um grande salto seria dado pela educação, possibilitando a inserção de grande número de pessoas excluídas: educacional ou socialmente. Por meio do uso do computador e outras tecnologias, a educação à distância contribuiria para a educação profissionalizante, de modo especial, em um grupo específico de pessoas excluídas: os jovens e adultos. Nota-se que estes jovens e adultos são aqueles que, por um