Civiliza O Maia
A civilização maia habitou a América Central nos atuais Belize e Guatemala e no Iucatã ao sul do México, com uma rica história de cerca de 3000 anos, tratando-se de uma cultura mesoamericana pré-colombiana. Contrariando a crença popular, o povo maia nunca "desapareceu" pois milhões ainda vivem na mesma região e muitos deles ainda falam alguns dos dialetos da língua original.
Origem
Evidências arqueológicas mostram que os maias começaram a edificar sua arquitetura cerimonial há uns 3000 anos. Entre os estudiosos há um certo desacordo entre os limites e diferenças entre a civilização maia e a cultura meso-americana pré-clássica vizinha dos Olmecas. Os olmecas e os maias antigos, parecem ter-se influenciado mutuamente.
Os monumentos mais antigos consistem em simples montículos onde construíram tumbas funerárias, precursoras das pirâmides erigidas mais tarde.
Eventualmente, a cultura olmeca ter-se-ia desvanecido depois de dispersar a sua influência na península de Iucatã, na Guatemala e em outras regiões.
Os maias construíram as famosas cidades de Tikal, Palenque, Copán, e Kalakmul, também Dos Pilas, Uaxactún, Altún Ha, e muitos outros centros habitacionais na área. Desenvolveram um império baseado na agricultura depois de uma longa fase de cidades-estado independentes. Os monumentos mais notáveis são as pirâmides que construíram em seus centros religiosos, junto aos palácios de seus governantes. Outros restos arqueológicos muito importantes são as chamadas estelas (os maias as chamam de Tetún, ou “tres piedras”), monolitos de proporções consideráveis que descrevem os governantes da época; sua genealogia, seus feitos de guerra e outros grandes eventos, gravados em caracteres hieroglíficos.
Os maias participavam ativamente no comércio em toda a Mesoamérica e possivelmente além. Entre os principais produtos do comércio estavam o Cacau, Sal, e Obsidiana.
Arte
Muitos consideram a Arte maia da Era Clássica (200 a 900 d.C.) como a mais sofisticada e bela