Na Civiliza O Maia Asteca Incas
Utilizavam de materiais como, pedra para construção, cal e cascalho, para seus edifícios religiosos e administrativos, madeira e teto para as casas da gente do povo.
Costumavam utilizar nos interiores dos templos revestimentos, pintados com cenas do cotidiano ou cerimonial.
Em cima das pirâmides se encontravam templos religiosos importantes, para os Maias esse fator se dava por ser um lugar mais próximo do céu. Havia escadarias que permitiam aos sacerdotes e oficiantes o acesso ao cuida-pirâmides, onde tinha até três piquiascâmeras com propósitos rituais. Esses templos sobre as pirâmides tinham mais de setenta metros de altura, que constituíam estruturas impressionantes, espetaculares.
As grandes construções eram de pedra calcária e nela eram construídos os edifícios, eram realçados com figuras talhadas em pedras e as vezes crânios humanos ou estacas usadas para exibir cabeças das vítimas. Os palácios eram grades e muito decorados, ficavam próximos dos centros das cidades.
Astecas
Na sua arquitetura também faziam parte as pirâmides ( Pirâmide do sol) ( Pirâmide da lua).
A pirâmide é composta de cinco plataforma disposta em graus e uma escadaria cerimonial. Existe uma caverna sobre a estrutural da pirâmide do sol. A parte da caverna existem quatro ortas dispostas sobre pétalas de flor que levam a outras salas, o acesso da caverna é feito por um poço de sete metros de altura, situado junto a escada na base da pirâmide, elas eram pintadas de vermelho brilhante.
Incas
Na construção: Eram normalmente quatro construções retangulares unidas por um eixo de centria transversal. Criaram pontes de espantosas dimensões, sem contar nas enormes profundidades