Trabalho Hilario
UNIDADE MADUREIRA – RJ
CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA
MARCO ANTONIO RODRIGUES DOS SANTOS
OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
Rio de Janeiro – RJ
Junho / 2015
MARCO ANTONIO RODRIGUES DOS SANTOS
OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
Resenha apresentada como requisito para a obtenção de nota parcial da disciplina História da Educação no Brasil, pelo curso de História, ministrada pelo professor Leo Bruno.
Rio de Janeiro – RJ
Junho / 2015
OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
INTRODUÇÃO Uma das tradições da área tem sido a de contribuir para a construção da identidade, sendo esta entendida como a formação do “cidadão patriótico”, do “homem civilizado” ou da “pessoa ajustada ao seu meio” Isto é, caberia à História desenvolver no aluno a sua identidade com a pátria, com o mundo civilizado ou com o país do trabalho e do desenvolvimento. Atualmente é preciso considerar essa tradição no ensino de História, mas é necessário, simultaneamente, repensar sobre o que se entende por identidade e qual a sua relevância para a sociedade brasileira contemporânea .
PROBLEMÁTICA
Nas últimas décadas, a sociedade brasileira vive:
Internamente Intenso processo migratório; Nas suas relações com o mundo: Assimilação e intercâmbio de comportamentos, valores e tecnologias que desarticulam formas tradicionais de trabalho e de relações socioculturais. Deslocamentos populacionais e a expansão da economia e da cultura mundial. Esses fatores acabam criando situações dramáticas para a identidade local, regional e nacional, na medida em que desestruturam relações historicamente estabelecidas e desagregam valores. Essas, situações atingem alcances que ainda não se pode avaliar.
AMENIZANDO A PROBLEMÁTICA Os estudos históricos desempenham um papel importante, na medida em que contemplam pesquisas e reflexões das representações construídas socialmente e das