An Lise Do Filme A Onda
Centro de Educação e Ciências Humanas
Departamento de Educação
Curso de Pedagogia
Disciplina de Educação e Desenvolvimento Psicossocial
Prof.ª Dr.ª Sandra Aparecida Riscal
Discentes: Crismara dos Santos Silva R.A. 638820 Turma: B - 1º semestre/2015
2. Concepções Psicológicas do filme: A Onda
2.1 Resumo do filme
O protagonista é o professor Rainer, nas primeiras cenas a coordenora informa ele que ele ministrará a disciplina de autocracia, mas seu interesse era pela anarquia.
No primeiro dia de aula ele vê que muitos alunos se inscreveram para a disciplina, ele explica a matéria e durante o intervalo muda a posição das carteiras. Ele propõe uma experiência para que os alunos vivenciam a ditadura/nazismo, em uma votação eles elegem Rainer como líder e passam a chama-lo de Sr. Wegner.
Segundo dia: eles começam a marchar, decidem usar camisas brancas como um uniforme, alguns alunos do outro curso vão para a turma de Rainer.
Terceiro dia: uma aluna (Karo) vai com blusa vermelha e é excluída pelos alunos e também pelo professor, eles escolhem um nome para o grupo: A Onda e fazem adesivos, cartões. Após a saída da escola um dos alunos da sala (Tim que era o excluído da sala) é agredido, seus colegas de sala vêem e o defendem. A noite eles espalham o símbolo pelas ruas, e Tim sobe num lugar alto para pichar a marca do grupo.
Quarto dia: criam uma saudação para se cumprimentarem (um movimento de onda com o braço), Karo diz ao professor Rainer que a experiência está passando dos limites e ele lhe responde que ela poderia mudar de sala se quisesse, a coordenadora apóia o professor Rainer. O professor chega em casa e seu aluno Tim o esta esperando e lhe diz que será seu guarda costa, ele diz que não é preciso e no outro dia vê Tim dormindo no quintal. Anoite o grupo A Onda faz uma festa, um outro grupo (anarquistas) brigam com o grupo A Onda pois o símbolo deste foi pichado sobre o símbolo