Somos todos da Idade Média
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 5
REFERÊNCIAS............................................................................................................6
1 INTRODUÇÃO
O texto que segue, faz uma análise do texto do Professor Hilário Franco Junior a respeito da dificuldade encontrada por professores para ensinar sobre a Idade Média, por considerarem uma época histórica distante e pouco sedutora para o jovem da atualidade.
Em seu texto o Professor Hilário desmistifica este mito e apresenta uma linha de pensamento que auxilia o professor a ver que esta Era tem uma relação de grande semelhança com nossa Era. Ele mostra com exemplos que as Eras têm uma ligação muito forte e fácil de ser feita.
O desenvolvimento a seguir visa demonstrar estes aspectos de seu texto e mostrar que realmente são aspectos relevantes.
2 DESENVOLVIMENTO
O fragmento chama a atenção para o fato de que a história é mutável, ou seja, passível de mudanças a todo instante.
Em contrapartida, o texto de Hilário Franco Junior traz em um formato mais dinâmico o conceito apresentado no fragmento antes apresentado.
O Professor Hilário inicia apresentando sua constatação de que os professores em geral veem na história medieval um problema de relação histórica com a atualidade. O professor que leciona para seus alunos a história medieval, tem dificuldades em relacionar a sociedade medieval com a nossa atual.
Ao contar e recontar a história, cada historiador tem seus fundamentos, suas ideias e suas conclusões, por isso a dificuldade do professor, já que a história não é uma verdade única.
Ele mostra em seu texto que este pensamento dos professores não condiz com a realidade.
A História é formada de fatos que nada tem de antigos, ou presa a uma determinada data histórica. Ela é viva e se estende a cada dia que a