Trabalho Gestao da Qualidade
1.1 HISTÓRICO
Há muito tempo existiu a era dos artesãos, pessoas que trabalhavam sozinhos com matéria-prima, trabalho autônomo, onde tinham total controle do processo e da qualidade de seus trabalhos. Com o aumento da população houve a necessidade do aumento da demanda, surgindo assim consecutivamente a necessidade de contratar mais e mais funcionários pois sozinhos os artesãos não conseguiriam atender a essa quantidade de demanda exigida do mercado. Sozinhos apesar de menor produção a qualidade era altíssima.
Para atender essa demanda surgiram as indústrias, fabricação em série, ocasionando por parte dos empresários a falta do controle da qualidade de seus produtos, propiciando assim a dificuldades no controle da qualidade de seus produtos, uma vez que não acompanhavam a fabricação dos mesmos, os métodos e processos utilizados, e nem seus operários, as equipes que trabalhavam na confecções de seus produtos. Ocasionando assim problemas e preocupação com a qualidade desses produtos que os levariam a perdas financeiras.
Grande estudiosos do problema da qualidade resolveram atuar em busca de solucionarem o problema da qualidade dos produtos já industrializados. Sofridos pela segunda guerra mundial os japoneses decidiram dar maior qualidade a seus produtos com o ímpeto de alavancar sua economia, com isso seus produtos ficam conhecidos como no mundo pela qualidade de seus produtos e em 20 anos surgiu uma nova indústria japonesa altamente competitiva de sucesso. No decorrer dos anos mudanças aconteceram no contesto empresarial, tomas de decisões como a maneira gerencial, treinamentos do empregados, coleta e análise de dados estatísticos e a forma participativa da gerencia foram sendo agregadas a amplitude do mercado empresarial. Novas ferramentas gerenciais foram disponibilizadas surgindo o TQC – Total Quality Control, conhecido atualmente como GQT – Gestão de Qualidade Total, ferramentas eficaz e atualmente