Trabalho de gestão da Qualidade
3º Engenharia Civil B
OS PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E SUA NECESSIDADE PARA AS ORGANIZAÇÕES
SERRA-ES
2015
OS PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E SUA NECESSIDADE PARA AS ORGANIZAÇÕES
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Gestão da Qualidade, do Curso de Engenharia Civil da Multivix - Serra, como requisito para avaliação do primeiro bimestre.
Professor: André Monteiro.
SERRA-ES
2015
1. INTRODUÇÃO
A definição da Gestão da Qualidade Total (GQT) teve início no Japão A partir da década de 1940 e posteriormente estendeu-se para os outros continentes, porém somente nos anos 60 e 70 as empresas americanas perderam sua liderança em qualidade para novos os concorrentes. Durante esse período surgiram os nomes dos chamados "gurus", que são: William Edwards Deming, Joseph Moses Juran, Philip Crosby e Armand Vallin Feigenbaum. Cada guru conduziu uma filosofia e, uma sequência de princípios. Nas décadas de 1980 e 1990, foram acrescentados à gestão da qualidade os conceitos dos "3 pilares". O primeiro dos “pilares” consiste nos trabalhos dos “gurus” da Qualidade, nomeadamente Crosby, Deming e Juran; O segundo dos “pilares”, se refere às normas da série ISO 9000, publicadas em 1987 pela ISO; e o terceiro pilar considera os modelos de excelência, ou prêmios da qualidade, Estes modelos são dirigidos à gestão de topo das organizações com a premissa da excelência empresarial como via para o sucesso sustentável.
Neste trabalho, serão apresentadas teorias de alguns gurus da qualidade, de forma sucinta e objetiva.
2 . Princípios e os gurus da qualidade
2.1 Princípio De Feigenbaum
Para Armand Vallin Feigenbaum, o Sistema de Qualidade deve ter estrutura e planejamento e não desenvolvido de forma casual. Os seus princípios devem incluir: 1. Orientação ao cliente; 2. Integração de atividades por toda a organização; 3. Atribuições claras ao pessoal, tendo em vista a obtenção da qualidade; 4. Atividades específicas para