PAPER IV CULTURA POPULAR E ALFABETIZA O
CULTURA POPULAR E ALFABETIZAÇÃO
Luciane Miranda de Almeida
Prof.ª Nathalie Schineider
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia - PED0648 – Prática Módulo IV
20/05/14
RESUMO
O objetivo deste paper e abordar na prática a trajetória da cultura popular no processo de alfabetização, também compreender as diferenças étnicas e entender a diversidade cultural. Através de vivências no contexto escolar, em diversas realidades, foi possível constatar certa negligência com relação a nossa cultura popular. Com abordagens limitadas e muitas vezes equivocadas, poder-se-á considerá-la desvalorizada. Sua presença encontra-se restrita em festas, brincadeiras e atividades descontextualizadas e sem maiores estudos ou detalhamentos que deveriam ser considerados para permitir a ampliação de conhecimentos sobre a origem, a necessidade, a função, fatores que possibilitam a valorização e mesmo o resgate de uma identidade muitas vezes perdida ou distorcida. Oportunizar estudos e vigências sobre a Cultura em sua diversidade aos estudantes nas v·rias realidades educativas, poderia significar o desenvolvimento de potencialidades individuais que possam ser determinantes e significativas à sociedade.
Palavras-chave: Cultura Popular. Alfabetização. Desenvolvimento.
1 INTRODUÇÃO
Trabalhar com a diversidade cultural nas escolas pode significar, além da divulgação e manutenção das tradições, o desenvolvimento cognitivo, a imaginação, a reflexão crítica e criativa, um combate à massificação que tem vulgarizado e desvalorizado a arte e o conhecimento, prejudicando drasticamente a educação em todos os níveis.
A arte, através da música e das artes plásticas, por exemplo, assim como o tipo de economia, modos de sobrevivências, etc., são componentes que constituem a cultura de um povo e são todos importantes na educação e no desenvolvimento humano. Ela pode oferecer oportunidades de reflexão, questionamento, conhecimento e