TRABALHO FILOSOFIA DO DIREITO
A obra tem por objetivo mostrar a importância dessa filosofia e faz relação de caráter único à muito já explorada por outros grandes filósofos como Thomas Kuhn, Karl Popper, Descartes, Aristóteles. De forma muito sorrateira podemos relacionar essa filosofia com a arte de investigar problemas filosóficos levantados pela lógica. O que seriam argumentos validos e inválidos? Como saber se um enunciado realmente é originado por outro?
Vale lembrar que a Filosofia das Lógicas não se ocupa inteiramente com questões sobre as logicas formais. O argumento informal e as relações entre o sistema formal e o argumento informal também estão dentro de sua esfera. E como importante observação Haack diz: “O desenvolvimento dos sistemas formais, de fato, aumenta enormemente a profundidade e o rigor dos estudos lógicos. Mas o estudo do argumento informal é frequentemente uma preliminar indispensável para tais desenvolvimentos, e o sucesso em sistematizar argumentos informais, um teste de sua utilidade.
A obra é de imensa complexibilidade, mas será simplificada sem deixar de lado o seu brilho conceitual, por isso serão abordadas algumas temáticas indispensáveis para o pleno aproveitamento da obra e sua possível aplicabilidade. São eles: Validade e Teoria da Verdade. Por fim serão feitas considerações metafísicas e epistemológicas. Considerando as pessoas como completamente racionais, elas seriam persuadidas apenas por argumentos válidos como premissas verdadeiras, criando a distinção clara entre argumento dedutivamente válido e dedutivamente inválido, mas vale lembrar que existem argumentos indutivamente forte. Entretanto, é claro que argumentos dedutivamente válidos são mais fortes que os indutivamente, pois apenas no dedutivamente forte é possível encontrar a verdade.
A explicação do autor