Trabalho de Filosofia do Direito
Este trabalho foi desenvolvido para aprimorar nosso conhecimento na matéria de Filosofia do Direito, como forma de ampliar nossas percepções sobre se “O Direito conduz a justiça?”, sob óptica de grandes Filósofos da antiguidade.
O presente trabalho tem por objetivo elaborar uma abordagem dos principais conceitos de idealismo e materialismo da história; conceituar e analisar a modernidade e pós modernidade, assim como o liberalismo e neoliberalismo; fazer uma abordagem dos principais conceitos desenvolvidos por John Rawls em "uma teoria da justiça", procurando responder ao seguinte problema: qual a concepção – se existe – de "bem comum" pressuposta pela teoria de Rawls? a teoria proposta pelo autor consegue realizar uma sociedade justa? ; fazer uma análise acerca da teoria libertarianismo sem fundações de Robert Nozick, que traz uma estratégia de apoiar direitos libertários apelando a valores amplamente aceitos tanto por libertários quanto por não-libertários; e por fim o Direito sob a óptica de Karl Marx.
Concepções idealistas e materialistas
O idealismo é uma corrente filosófica que emergiu apenas com o advento da modernidade, uma vez que a posição central da subjetividade é fundamental. Seu oposto é o materialismo. Tendo suas origens a partir da revolução filosófica iniciada por Descartes, é nos pensadores alemães que o Idealismo está em geral associado, desde Kant até Hegel, que seria talvez o último grande idealista da modernidade. Muitos, ainda, acreditam que a teoria das ideias de Platão é historicamente o primeiro dos idealismos, em que a verdadeira realidade está no mundo das ideias, das formas inteligíveis, acessíveis apenas à razão. O materialismo tornou-se assim um propulsor do desenvolvimento das ciências, graças ao fato de construir as suas concepções sobre a matéria. Os idealistas, ao contrário, diziam que se devia antes de tudo investigar as manifestações internas, o espírito, o fator básico de tudo o que existe; que se