Trabalho Filosofia do Direito
Novembro/2013
FORTALEZA – CE
QUESTÕES
1 – Explique a crítica de Thomas More: “Ressalta-se que o trono tem sido utilizado por seus ocupantes como mero instrumento de satisfação de seus desejos e caprichos, distanciando-se de sua função inicial, que era a organização social e a condução harmônica do conjunto para o alcance do escopo social por todo idealizado”. (BITTAR; ALMEIDA, 2011, 272)
A crítica que Thomas More faz é sobre o método de governo adotado pelos reis e monarcas da antiguidade, onde a forma com o qual os mesmos conduziam seu poder era para a própria satisfação de seus gozos e prazeres, sem se preocupar com o seu reino ou a população.
Para More as atitudes de um rei devem condizer o Bem Comum, o monarca deve se preocupar exclusivamente com o seu reino, já que sua principal função como Governante é a de ser o chefe de Estado, ou seja, ele deve sempre pensar na organização social e na condução do seu reino para o benefício de seus súditos e de seu Império.
More faz uma crítica enorme ao resultado que a vida na coroa traz para aqueles que a possuem: a busca pelo prazer imediato, onde o dever do monarca sobre o Estado é substituído por afazeres não tão importantes. Os Governantes optam por corrupção e ganância ao invés de utilizar o seu poder e a sua função para outros fins. De acordo com More a principal causa das disparidades entre classes foi o privilégio que certas classes têm sobre as outras, o que acaba gerando desigualdades, injustiças, misérias, roubo e homicídios.
2 – Apresente os três princípios que Thomas More considerava capazes de sanar as desordens, em Utopia. Explique cada um dos princípios associando-os (ou dissociando- os) da realidade atual brasileira.
A) Que os homens se abdicassem de causar danos aos outros.
B) Que a sociedade desse a todos condições de desenvolver