Trabalho de Filosofia do Direito
CENTRO UNIVERSITÁRIO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA
_________________________________________________________________________________________
Disciplina: Filosofia do Direito
Docente: Rafael Seixas Santos
Turma: OCJUD8A
Aluna: Wanessa Tatiana Alves de Menezes
Matrícula: 14111010056
O Mercador de Veneza
Resumo do filme “O Mercador de Veneza “
O Mercador de Veneza é um filme baseado no livro de William Shakespeare que tem o mesmo nome. A história ocorre em 1596, século XVI, em Veneza na Itália.
Naquela época os principais aspectos que sustentavam a sociedade eram o trabalho mercantil e a economia.
Na cidade de Veneza existia rivalidade entre cristãos e judeus. Os judeus usavam chapéu vermelho para serem reconhecidos e não podiam ter imóveis. Existia o preconceito em relação à religião por parte dos cristãos contra os judeus. Também havia princípios e leis impostas, principalmente aos estrangeiros que sofriam preconceito da sociedade cristã em relação ao povo judeu que vivia em guetos, o que fazia com que fossem considerados o povo do mau, causando assim uma grande desarmonização entre judeus e cristãos.
Os cristãos acabaram com a liberdade de escolha da religião dos judeus, a liberdade de não poder ter terras e nem nada. Como consequência eles não tinham os seus direitos e deveres como cidadãos comuns de Veneza, isso causou uma grande revolta no povo judeu, pois eles se sentiam injustiçados.
Os judeus praticavam a usura (empréstimo de dinheiro a juros) para ter uma forma de sustento.
O filme traz os personagens principais: Shylock (o judeu rico), Antônio (o cristão), Bassânio (amigo de Antônio), Pórcia (rica herdeira), Nerissa (dama de companhia de Pórcia), Graciano (amigo de Antônio e de Bassânio), Jessica (judia filha de Shylock) e Lourenço (cristão apaixonado por Jessica).
O personagem Antônio, era um mercador que perdeu todo o seu dinheiro nas viagens de navio que fazia