TRABALHO DE FILOSOFIA DO DIREITO
1. O que compreendemos sobre os aspectos físicos e existenciais da existência humana?
2. Por que a reflexão intelectual começa a partir da relação com os mitos?
3. Por que dizemos que o contexto da filosofia clássica grega foi o desenvolver da cidade-estado?
4. Por que podemos dizer que a Ética, na Grécia Clássica, era uma ética coletiva?
5. O que compreendemos como paradoxo de Antígona?
6. Que aspectos se pode observar no julgamento e morte de Sócrates com relação ao Direito Natural e ao Direito Positivo?
7. De que forma podemos utilizar da alegoria da Caverna descrito por Platão para nos ajudar a compreender a sociedade em que vivemos?
8. Comente as influências de Platão e Aristóteles no direito
9. O que foi a patrística e a escolástica?
10. Qual o principal objetivo da filosofia na formação da sociedade cristã?
11. Faça um texto (manuscrito) de no mínimo 25 (vinte e cinco) linhas utilizando os assuntos de todos os textos previstos para N1.
(ENTREGAR NA PENÚLTIMA SEMANA ANTES DA PROVA N1)
1) O que compreendemos sobre os aspectos físicos e existenciais da existência humana?
RESPOSTA - A existência humana compreende pelo menos dois aspectos diversos: o físico e o existencial, no que diz respeito ao aspecto físico os seres humanos estão em constante luta contra a morte física ou biológica e por esse motivo precisam abrigar-se dos elementos como: comer, beber, reproduzir-se e etc., mas a sobrevivência física não constitui a totalidade, e logo, estabelece a sobrevivência existencial, por exemplo, o sexo é fundamental para a existência humana (reprodução), mas não é o mesmo que o amor. A segurança física e a existencial são duas exigências que invocam dois conjuntos de inimigos. O primeiro gira em torno da fome, doença, assassinatos, violência contra o corpo e falta de recursos materiais, já o outro gira em torno de um polo menos obvio que envolve o medo do desconhecido, desejo de conhecimento e estima, de criar, encontrar beleza e