Praga
A cidade das cem torres, a Paris do Leste, Praga Dourada, a cidade no coração da Europa...e muitos outros nomes. Ao apreciarmos a beleza desta cidade, podemos entender o porquê de tantos nomes relacionados a capital da República Tcheca – Praga.
Com a sua história extensa e localizaçăo especial entre o Oriente e o Ocidente, Praga é uma das maiores atrações da Europa Central. Uma simbiose única de culturas, tradiçőes, “desfiles" de todos os estilos arquitetônicos e um cenário natural aconchegante difícil de encontrar em qualquer outra cidade. Seus 1.215.100 habitantes fazem de Praga uma das menores capitais na Europa.
A origem da cidade de Praga volta até o Paleolítico superior, pois o seu primeiro assentamento urbano tomou forma no século X, quando as tribos eslavas construíram duas fortificações sobre duas colinas opostas, estabelecendo aí o ponto de controle do passo pelo rio Moldava (Vltava). Essa localizaçăo significativa logo transformaria aquele local em um importante cruzamento de trajetos dos povos.
A partir do século XI, a cidade começou a se desenvolver rapidamente. Naquela época já se levantava o núcleo da cidade de Praga, a Cidade Velha, em torno da qual cresceriam, pouco a pouco, os assentamentos de mercadores alemães, a cidade judaica, a Malá Strana (Cidade Pequena) e a primeira muralha, edificada pelo rei Wenceslau I. A cidade de residência dos reis da Boêmia transformou-se no século XIV na sede da corte do Sacro Império Romano, sob o domínio do rei tcheco-Carlos IV, um dos reis mais poderosos na historia européia. Ao final doséculo XIV, Praga já era uma metrópole de quatro núcleos urbanos e dois castelos, povoada por 50.000 pessoas de diferentes origens.
Sob o império dos Habsburgos, nos séculos seguintes, a cidade experimentou um importante desenvolvimento como centro cultural, político e religioso, que ficaria estagnado depois dos acontecimentos da “expropriaçăo de Praga" em 1620, que deram lugar à Guerra dos Trinta Anos. A cidade foi