A Forma O De Professores E A Sociedade Moderna
Curso: Pedagogia
Disciplina: Introdução ao Trabalho Acadêmico
Professora:
CELESTINO, Marcos Roberto. A formação de professores e a sociedade moderna: Dialogia, Mec/inep, São Paulo:
v. 5, p. 73-80/2006.
Tema: Formação de Professores
Palavras chave: Formação de professores, Escola, Sociedade, Atualidade.
Idéia central do autor: Análise da formação de professores como elemento essencial na sociedade de informação. 1.0 - Introdução.
A educação brasileira [...] tem sido objeto de grande preocupação e de muitas discursões [...]. Essas discussões revelam [...] a necessidade de ter profissionais capacitados para a tarefa social de educar. (pág. 74).
É necessário refletir sobre o papel do professor na sociedade moderna [...] e como ocorre sua formação, na qual a articulação entre a técnica, o conhecimento e a análise crítica precisam ser elementos presentes e imbricados, com vistas a preparar professores que sejam formadores de cidadãos, [...] a fim de construir um juízo crítico. (pág. 74).
2.0 - Mercado de trabalho na sociedade moderna
Com vistas às necessidades do mercado de trabalho, os professores [...] têm em seu dia-a-dia a necessidade de elaborar julgamentos, os quais requerem a articulação entre seu conhecimento pessoal/profissional e sua prática
(pág. 74).
[...] Não há lugar para uma formação dogmática, ao contrário, [...] a sociedade atual requer uma formação científica que seja analítica e crítica. (pág. 74).
[...] As finalidades de um sistema educacional e as competências não podem ser dissociadas. O que será posto em prática dependerá da visão política e dos recursos econômicos disponíveis. (pág. 74).
[...] os profissionais [...] estão vivenciando uma crise de identidade diante do rápido desenvolvimento científico e tecnológico, e das mudanças significativas dos sistemas produtivos. Com os professores esse processo não é diferente e esta crise de identidade é caracterizada, segundo Nóvoa, por três