A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA SOCIEDADE MODERNA
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA –CIÊNCIAS DA RELIGIÃO
DISCIPLINA : INICIAÇÃO CIENTÍFICA
PROFESSORA: LETÍCIA APARECIDA
RESUMOTEXTO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA SOCIEDADE MODERNA
A educação e a formação têm sido enfatizadas pela sociedade moderna, onde refletir sobre a formação dos professores tornou se de maior importância e urgência. As preocupações constantes com a valorização profissional e por melhoria da formação tem por finalidade uma reflexão sobre a identidade do professor, sobre a Constituição da profissão, como também, analisar as atuais questões da prática e dos saberes docente. Aspecto fundamental para se compreender a essência do que significa ser professor.
Em decorrência das exigências do mercado de trabalho, os professores têm, em seu dia a dia, de elaborar julgamentos que requerem a interação entre seu conhecimento pessoal/profissional e sua prática. Esse processo necessita de tempo, para acomodar inovações e assimilar mudanças.
A formação dogmática não tem mais lugar, o paradigma sobre qual se constrói a sociedade atual requer uma formação que seja analítica e critica. Esses dois aspectos da formação científica são essenciais, no entanto, é importante considerar que não é possível formar professores sem fazer escolhas ideológicas. É necessário definir aonde se quer chegar, o que um professor deve saber, não para ensinar, mas para fazer aprender. O que será posto em prática dependerá da visão política e dos recursos econômicos disponíveis.
Essas mudanças deixam, naturalmente, sequelas nos indivíduos. Não é de estranhar, portanto, que os profissionais nas diversas categorias estejam vivenciando uma crise de identidade diante do rápido desenvolvimento científico e tecnológico e das mudanças significativas dos sistemas produtivos. Com os professores, esse processo não é diferente. Essa crise de identidade é caracterizada segundo Nóvoa, por três fases: pela procura das características