Trabalho Filas
Uma seção de apoio administrativo, ligado à linha de produção de uma grande indústria, é encarregada de preencher diversos tipos de formulários referentes à requisição de peças, materiais e manutenção de equipamentos. Para o bom funcionamento da linha de produção, essa seção deve processar os formulários rapidamente, de forma a não causar atrasos nos processos produtivos que dependem das requisições e formulários processados.
Por outro lado, o sistema tem características aleatórias, já que os encarregados da produção não podem prever com muita antecipação os pedidos que devem ser feitos.
Deseja-se estudar o funcionamento da equipe, de forma a determinar os elementos de decisão com relação a uma possível ampliação.
Para levantamento das características das chegadas e dos atendimentos, foi feito um levantamento estatístico do número de pedidos de formulários por dia de serviço de 8 horas e dos tempos gastos no preenchimento dos mesmos. Os experimentos foram realizados em 120 dias úteis, e os trabalhos estão mostrados nas tabelas 1 e 2. Determine:
a) Determine o número médio de pedidos por dia
b) O número médio de atendimentos por dia.
c) A taxa de utilização da seção.
d) O número médio de pedidos na seção. NS = 2,5
e) O número médio de pedidos aguardando processamento. NF = 1,78
f) O tempo médio de espera por formulário, antes do preenchimento. TF = 0,12 dia
g) O tempo médio gasto por formulário na seção; incluindo espera e preenchimento. 0,17 dias
h) Se quisermos diminuir o lead time da liberação de um pedido pela metade, qual deverá ser a nova taxa de serviço (µ)
i) Se aumentarmos a taxa de chegada () de 15 para 18, em quanto aumenta o tempo de permanência na fila e o lead time (tempo total no sistema)
Tab 1 – Nº de pedidos por dia
Tab. 2 - Número de atendimentos por dia
Nº de pedidos
Por dia
Freqüência
Em dias
Nº de formulários atendidos por dia
Freqüência
Em dias
8
2
12
2
9
4
13
2
10
6
14
3
11
8
15
5
12
10
16
6
13
12
17
8
14
13
18