Analise Do Juizo E Silogismo De Hegel
O que é o tema da lógica de Hegel? A Ciência da Lógica de Hegel é a ciência do pensamento e de suas formas. Enquanto a lógica do ser e da essência traz à apresentação as formas defeituosas do pensamento ou do conhecimento, a lógica do conceito trata das formas do pensamento, nas quais o conhecer chega à sua finalidade, qual seja: a de averiguar a verdade de uma coisa. As formas do pensamento ou do conhecimento alvejam a verdade. Consequentemente, elas terminam no saber. O saber é o conhecimento verdadeiro. Desse modo, a lógica de Hegel é a ciência do saber. Contudo, a lógica de Hegel se distingue das variantes modernas da lógica e da teoria da ciência. O específico da lógica de Hegel resulta, quando nós a distinguimos, da lógica e da teoria moderna da ciência.
Minha contribuição tem três partes. Na primeira parte, darei um panorama sobre a concepção de Hegel do conceito, a fim de poder avaliar corretamente o papel da doutrina de Hegel do juízo e do silogismo, que tratarei na segunda e na terceira parte.
I. O conceito
O que é o conceito no sentido de Hegel? Hegel dá duas caracterizações do conceito: o conceito é 1. a unidade do ser-em-e-para-si e o ser-posto e 2. a unidade da universalidade, da particularidade e da singularidade. O ser-em-e-para-si é um conceito de contraste para a determinação de uma coisa, a qual a põe nas relações relativas ao exterior. O que é a coisa em e para si, ela não é por outro e para outro, portanto, não no recurso às condições, as quais podem ser cumpridas ou não relativamente a ela. O que é uma coisa em e para si, ela não é relativamente a outras coisas, mas simplesmente ou por excelência. O ser-posto, ao contrário, é algo no qual ele é intermediado ou fundamentado por outro, portanto, é dependente de ou engendrado por outro. A unidade do ser-em-e-para-si e o ser-posto consiste no fato de que a coisa, sem dúvida, está intermediada, mas não por algo outro, mas por si mesma. Ela contém, portanto, em si mesma seu