Historia
Fique de olho
Cresce a procura por Filósofos
É comum que, em épocas de crise e de grandes mudanças sociais e culturais, o homem dedique mais tempo à autorrefexão e à reavaliação dos valores da sociedade. Daí, provavelmente, o recente crescimento do interesse por temas históricos e filosóficos e o consequente aquecimento do mercado de trabalho para os profissionais dessas áreas, tradicionalmente limitado às salas de aula. É comum jornais, revistas e telejornais incluírem em seus quadros filósofos e historiadores que analisam as notícias e explicam ao público o alcance dos mais diversos acontecimentos, como os protestos ocorridos no Brasil e em outros países, o aumento da obesidade na população mundial e os conflitos que envolvem sociedades muçulmanas. Como reflexo desse interesse na interpretação do mundo, as editoras a lançar diversos títulos de obras de popularização da filosofa à história.
A palavra filosofia é de origem grega. É composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem à palavra sophos, sábio.
Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo: o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. Assim a filosofia indica um estado de espírito