resenha critica Obra herança sombria
COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTIFICA
Prof.ª VANESSA NEGREIROS
TURMA: 09T1B DATA: 28/ de Abril/2014
ALUNA: Karyne Rodrigues Oliveira
Livro: Nolêto, Alexandre C. de J. Herança sombria. Piauí: Editora da Gráfica Andrade. Teresina: Edições do Autor, 2013.
Alexandre C. de J. Nolêto é teresinense, advogado e professor. Herança sombria é seu romance de estreia, fruto de genial inspiração, persistente pesquisa histórica e redação aprimorada. Os locais reais e os eventos históricos servem de pano de fundo para uma trama que envolve o leitor e valoriza a cultura piauiense.
Com um desenvolvimento despretensioso dentro do romance, o autor enriquece a cultura piauiense, em especial a capital Teresina, local onde ocorre quase toda a historia guiando o leitor a muitos pontos da cidade, ruas e locais frequentados continuamente pelos cidadãos; a região fora transformada em Capital da Província do Piauí, em 1852, por Conselheiro Saraiva, em substituição à bela cidade de Oeiras.
Apresenta ao leitor as variedades de costumes e lendas populares que existem na cultura do Piauí, e para a surpresa do leitor ao desenrolar do romance escrito descobre-se que foi feito por base e a partir de uma lenda muito conhecida, é a lenda do cabeça de cuia, que conta a historia de um homem que desde criança era maltratado pela mãe Dona Expedita, como era chamada; Dona Expedita era uma mulher muito reservada, não demostrava afeto ao filho Cristiano, que conformava-se com a ausência de carinho por parte da mãe, pois o pai do garoto mantinha toda atenção necessária a ele. Após a marte de seu pai Francisco a convivência entre Cristiano e dona Expedita só piora. Para demostrar tamanha arrogância Cristiano era apelidado de Crispim, apelido que sua mãe lhe deu com o passar do tempo. Quando Crispim torna-se adulto Dona Expedita nos últimos suspiros de vida roga-lhe uma praga; tudo isso ocorre devido um desentendimento entre ela e