Trabalho Fayol Google
Teoria Geral da Administração
O Jeito Google - Fayol
Nomes: Caroline, Augusto, Gabriel Ricardo e Luíza
1) Discuta as práticas da Google à luz dos 14 princípios administrativos de Fayol. Quais deles o Google segue e quais não.
- Divisão do Trabalho: Na google existe divisão do trabalho por setores, seguindo o princípio de Fayol.
- Autoridade e Responsabilidade: No quesito autoridade não se aplica inteiramente à google, pois os funcionários possuem muita liberdade, porém, pela grande presença da mesma os funcionários devem ser altamente responsáveis para o comprimento de tarefas.
- Disciplina: Os funcionários da google se enquadram nesse princípio, pois devem possuir disciplina ao realizar seu trabalho, mas no quesito subordinação não, por que eles possuem livre arbitro para conversar normalmente com as autoridades.
- Unidade de Comando: Não se aplica, pois na google todos os funcionários têm liberdade de falar não somente com o seu chefe, mas também com o chefe do chefe, e todos os funcionários podem opinar sobre as tarefas dos colegas com total transparência.
- Unidade de Direção: Se aplica à google, pois tem chefes por áreas, porém, não precisa somente ser guiado por ele em função da transparência na empresa.
- Interesse Geral: Em partes é aplicado, na google o interesse geral é o que prevalece, mas depois de compridas as metas e tarefas os funcionários tem espaço para realizar seus interesses pessoais.
- Renumeração Pessoal: Na google existem diversos tipos de incentivos e benefícios para os funcionários, além do salário fixo, fazendo com que trabalhem num bom ambiente e sejam produtivos para a empresa.
- Centralização: A google não segue totalmente o princípio de centralização de Fayol, pois apesar de possuir os cargos mais influentes, a empresa prega que haja transparência, assim, facilitando a conversação de problemas e outros aspectos a serem resolvidos entre os funcionários.
- Hierarquia: