Economia
O presente trabalho interdisciplinar individual visa a complementar e aprodundar os conhecimentos visualizados nas aulas das disciplinas do curso de Administração- 1º semestre.
Através da análise e resolução das questões propostas, buscar-se-á entender o funcionamento do trabalho freelancer, como tem sido para o trabalhador autônomo e para as empresas que buscam este trabalho. As vantagens e desvantagens que gera para ambas as partes, pontos positivos e negativos e quanto tem aumentado a procura nos últimos anos, tanto ao nível nacional e também mundial.
DESENVOLVIMENTO
Organizações como a IBM apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Um trabalhador Freelancer, se diferencia das chamadas organizações burocráticas, abaixo seguem algumas diferenças.
Organização Burrocrática – Pode-se dizer que há excesso de normas e regulamentos, desperdício de recursos, ineficiência generalizada, segue uma lógica estatal onde são comandadas pelo estado e tem a obrigação de zelar pela ordem da sociedade. Já quando se fala em um trabalho Freelancer, dá-se a alguém apenas o dever de cumprir uma tarefa livre de qualquer outro compromisso com a empresa, geralmente são pessoas mais criativas até porque dão ênfase apenas há um determinado assunto. Com isso a empresa também tem suas vantagens, menor custo, fica livre de todas as obrigações com funcionário, livrando-se de impostos em geral, pois é um trabalhador autônomo. Empresas como a IBM são transnacionais, obedecem apenas à lógica do capitalismo, não tem vínculos com os países em que estão instaladas e tem uma alta mobilidade justamente por esses motivos: Estão em busca de custos baixos e leis pouco rígidas.
Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior