trabalho
daniel lucas de oliveira martins
Produção textual interdisciplinar individual
Goiânia-GO
2013
daniel lucas de oliveira martins
Produção textual interdisciplinar individual
Trabalho apresentado ao Curso Administração de empresas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Teoria Geral da Administração, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade, Comportamento Organizacional.
Prof. Fabiano Galão, Ivan Campos, Elisa Nantes, Wilson Sanches, Mônica Silva.
Goiânia-GO
2013
Respostas às questões propostas: 1º Questão:
As organizações atuais abrem espaço para um tipo de trabalho bem flexível chamados de “FREELANCER”, que por sua vez tem a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais, deixando assim, bem claro a diferença de uma organização que tem um sistema organizacional burocrático.
Uma organização burocrática esta vinculada a normas, regras e formalização do trabalho, não da espaço para novas ideias, padronizando-se em rotinas e procedimentos repetitivos.
Sendo assim, esse formato bem atual de trabalho vem ganhando cada vez mais destaque e visibilidade, porque para algumas pessoas é bem mais lucrativo que trabalhar comum vinculo empregatício.
2° Questão:
As teorias e os modelos clássicos da administração surgiram em decorrência da Revolução industrial, em razão do crescimento acelerado e desordenado das organizações e a necessidade de aumentar a eficiência e a competência destas. Apesar de serem utilizados por alguns como sinônimos, existem pontos de divergências muito marcantes entre a Administração Científica de Frederick Taylor e a Teoria Clássica de Henri Fayol. Segundo Chiavenato (2003), enquanto Taylor deu ênfase à tarefa, Fayol deu foco à estrutura. Taylor