Anthony Giddens
Nesse trabalho será apresentado a vida e teorias de Anthony Giddens. Um Sociólogo britânico que Contribuiu largamente para a interpretação da teoria sociológica clássica e desenvolveu críticas àquilo que identificou como limitações teóricas domaterialismo histórico.
DESENVOLVIMENTO
1 BIOGRAFIA
Sociólogo britânico, Anthony Giddens nasceu em 1938. Contribuiu largamente para a interpretação da teoria sociológica clássica e desenvolveu críticas àquiloque identificou como limitações teóricas domaterialismo histórico. Giddens introduziu o termo "estruturação" para designar a dependência mútua entre a agency humana (capacidade de realizar coisas) e a estrutura social. Para este autor,esestruturas sociais não são barreiras repressoras da ação humana nem impedem a capacidade de ação do agente social. As estruturas sociais estão, pelo contrário, intimamente implicadas na produção daação, já que fornecem os meiospelos quais os atores sociais agem, bem como os resultados dessa ação.
Crítico da chamada pós-modernidade, Giddens prefere falar na reflexividade da modernidade (incorporação rotineira de novos conhecimentos ou informação em ambientes que deste modo sãoreorganizados) e na modernidade tardia, marcada pela radicalização e globalização de traços básicos da modernidade). Giddens apresenta a reflexividade como importante no desenvolvimento do self.Também explorou os problemas da análise de classes, o impacto dos conflitos internacionais nas relaçõessociais e a sociologia das emoções. Também lhe foi atribuído a 29 de maio de 2002 o Prémio Príncipe das Astúrias para as Ciências Sociais, pelo seu contributo na área de desenvolvimento estrutural das sociedades avançadas.
2 TORIAS
2.1 Teoria da Estruturação
A teoria da estruturação sustenta que toda ação humana que é realizada no contexto de uma estrutura social pré-existente, que é regida por um conjunto de normas e/ou leis que são distintas das de